1. (exclusiva
da 1ª série) - A coordenada de um ponto material que se move em linha reta
na direção do eixo x, varia com o tempo segundo a expressão x = 11 + 35t + 41t2
(x é dado em cm e t, em segundos). Para essa situação, podemos concluir que sua
velocidade ao fim de 10 s, vale:
a) 85,5
m/s b) 8,55 m/s c) 4,45 m/s d) 44,5 m/s e) 0,445 m/s
2. (exclusiva
da 1ª série) - Na bancada do laboratório de Física, o Professor Physicson
desenvolveu juntos aos alunos uma experiência que consistia em medir a posição
e o tempo de um móvel que se movia ao longo de uma régua com aceleração
constante. No momento em que o cronômetro mostrava t1 = 7,0s, o móvel
encontrava-se na posição x1 = 70,0cm; no momento t2 = 9,0s na posição x2 =
80,0cm e no momento t3 = 15,0s na posição x3 = 230,0cm. Para esta situação os
alunos concluíram que a intensidade da aceleração do móvel vale:
a) 10,0
cm/s2 b) 2,5 cm/s2 c) 5,0 cm/s2 d) 7,5 cm/s2 e) 8,5 cm/s2
3. (exclusiva
da 1ª série) - Qual deve ser a aceleração adquirida por um corpo de massa
(m), descendo um plano inclinado sem atrito, com uma velocidade inicial de 1,0
m/s, sabendo-se que ao fim do terceiro segundo de movimento, o corpo passou a
ter o dobro da velocidade que possuía ao fim do primeiro segundo de movimento.
a) 2,0 m/s2 b)
0,1 m/s2 c) 1,5 m/s2 d) 0,5 m/s2 e) 1,0 m/s2
3. (exclusiva
da 1ª série) - Qual deve ser a aceleração adquirida por um corpo de massa
(m), descendo um plano inclinado sem atrito, com uma velocidade inicial de 1,0
m/s, sabendo-se que ao fim do terceiro segundo de movimento, o corpo passou a
ter o dobro da velocidade que possuía ao fim do primeiro segundo de movimento.
a) 2,0
m/s2 b) 0,1 m/s2 c) 1,5 m/s2 d) 0,5 m/s2 e) 1,0 m/s2
4. (exclusiva
da 1ª série) - Uma bola homogênea de peso 100 √3 N encontra-se apoiada
sobre uma superfície plana, sem atrito e presa por uma corda inextensível,
conforme a figura abaixo. Considerando que a mesma se encontra em equilíbrio e
submetida à ação de uma força F de intensidade igual a 50 N, determine a
intensidade da reação normal entre a bola e o plano, considerando o centro da
bola como sendo o ponto de intersecção das forças aplicadas sobre ela, além de
desprezar qualquer tipo de rotação na mesma.
a) 300 N
b) 150 √3
N
c) 300 √3
N
d) 100 N
e) 125 √3
N
5. (exclusiva da 1ª
série) - No livro “princípios matemáticos da filosofia natural”, escrito
por Isaac Newton e publicado em 1726 (versão em Latim), relata entre suas três
famosas leis do movimento, as várias medidas realizadas por astrônomos,
utilizando-se de relógios de pêndulo na determinação da aceleração da
gravidade, observando que os mesmos movem-se mais lentamente quando próximos à
linha do equador, comparando com as medidas realizadas em Paris. Em uma dessas
medidas realizadas pela expedição do astrônomo francês Pierre Couplet, que
chegou à Paraíba em 1698, verificou-se que comparado a Paris (g = 9,81 m/s2),
as oscilações realizadas foram reduzidas em 125 segundos ao dia, tornando g =
9,78 m/s2. A partir dessas informações, podemos acertadamente afirmar que:
a) O período dos pêndulos
testados é inversamente proporcional à raiz quadrada da aceleração da gravidade
local;
b) O período dos pêndulos
testados é proporcional à raiz quadrada da aceleração da gravidade local;
c) A temperatura local não
influencia na determinação do período de oscilação;
d) Duplicando o
comprimento de um pêndulo simples, seu período quadruplica;
e) A
frequência de oscilação é inversamente proporcional à aceleração da gravidade
local.
6. A figura abaixo mostra
o gráfico da força (F) que atua sobre um corpo de massa 1000,0 g em
função do deslocamento produzido. Sabe-se que inicialmente o corpo estava em
repouso. Para este caso, determine o trabalho realizado entre 0,0 m e 0,6 m.
a) 4,5
N.m b) 6,3 N.m c) 3,6 J d) 4,8 J e) 4,8 N.m
7. No laboratório
de física da escola existe um dispositivo legal, com o qual os alunos costumam
se divertir, enquanto aprendem sobre momento linear, energias e suas
conservações. Esse dispositivo é constituído por várias bolas de metal
idênticas, penduradas uma junto à outra em fios ideais e de iguais
comprimentos, e de tal modo que a distância entre elas é muito pequena,
conforme a figura.
Imaginemos
que um aluno afaste a bola (01) e a solte. De que modo comportar-se-ão as
outras bolas, após o choque? Para essa situação despreze todos os atritos e
dissipações de energias.
a) As
bolas (06 e 05) se afastam, enquanto as outras ficam paradas.
b) Nada
acontece, ou seja, todas as bolas ficam paradas;
c)
Somente a bola (06) se afasta, enquanto as outras ficam paradas;
d) Todas
as bolas afastam-se, apenas a (01) fica parada;
e) As
bolas (06) e (01) afastam-se.
8. Um ponto material
executa um movimento circular uniforme num dado referencial plano. Do ponto de
vista de um observador que percebe este movimento, é correto afirmar que:
a) A aceleração vetorial
da partícula é nula;
b) A componente normal da
aceleração é nula;
c) A aceleração vetorial
da partícula possui módulo constante;
d) A força que age sobre a
partícula é nula;
e) O
módulo da velocidade da partícula é variável.
9. Você empurra com
velocidade constante um bloco retangular de madeira sobre um determinado piso,
aplicando-lhe uma força F1. Você decide virar o bloco de tal forma que
ele fique agora com a face de menor área (duas vezes menor) sobre o piso. Nessa
nova posição, para manter a mesma velocidade anterior, você deve aplicar uma
força F2 que é aproximadamente:
a) Quatro
vezes maior que F1; b) Quatro vezes menor que F1; c) Igual a F1;
d) A
metade de F1; e) O dobro de F1.
10. Durante as décadas de
oitenta e noventa, várias pesquisas a nível acadêmico, nos conduziram a levar
em consideração os erros conceituais alternativos ou intuitivos que as pessoas
cometiam a respeito de determinados conceitos científicos. Dentre estes, é
comum termos ideias intuitivas ou aristotélicas de que o movimento está
relacionado com os atos de empurrar, levantar ou puxar. Assim sendo, podemos
entender que uma carroça puxada por quatro cavalos andará mais rápido do que a
mesma carroça sendo puxada por apenas dois cavalos. Portanto, nossa intuição
nos diz que a força aplicada é função da (do):
a) massa;
b) tempo; c) aceleração; d) velocidade; e) variação do tempo.
11. Considere dois blocos
de metal de mesmo volume, sendo que o peso de um é o dobro do outro, deslizando
sobre uma mesa lisa e horizontal com a mesma velocidade. Desprezando-se a
resistência do ar, após abandonarem a mesa:
a) O bloco mais pesado
atinge o solo aproximadamente na metade da distância horizontal que vai da base
da mesa até o ponto onde o bloco mais leve bateu no solo;
b) O bloco mais leve
atinge o solo aproximadamente na metade da distância horizontal que vai da base
da mesa até o ponto onde o bloco mais pesado bateu no solo;
c) O bloco mais pesado
atinge o solo bem mais próximo da base da mesa do que o bloco mais leve, mas
não necessariamente na metade da distância horizontal;
d) Os blocos atingem o
solo a aproximadamente uma mesma distância horizontal da base da mesa;
e) O
bloco mais leve atinge o solo bem mais próximo da base da mesa do que o bloco
mais pesado, mas não necessariamente na metade da distância horizontal.
12. No
laboratório de física, o Professor Physicson propôs uma experiência que
consistia lançar com uma mesma velocidade e simultaneamente, duas esferas de
metal com mesma massa e tamanhos, sobre os trilhos mostrados na figura abaixo.
Para isso, considere os dois trilhos sem atrito e com o mesmo comprimento. A
saliência no trilho A possui a mesma curvatura que a depressão no trilho B. A partir
dessas informações pode-se garantir que a bola que percorre a trajetória
primeiro é:
a) A
energia mecânica em ambas as situações não são conservadas.
b) A bola
A.
c) Ambas
levam o mesmo tempo.
d) A bola
B;
e) Nos
trechos curvos, A e B possuem a mesma quantidade de energia cinética;
13. O Professor Physicson
durante suas aulas sobre colisões propôs aos seus alunos o seguinte problema.
Considere um grande caminhão colidindo de frente com um pequeno fusquinha. Com
relação às forças trocadas entre os dois, durante a colisão, podemos afirmar
corretamente que:
a) A força exercida pelo
caminhão sobre o fusquinha tem a mesma intensidade da força que o fusquinha
exerce sobre o caminhão.
b) A
força exercida pelo caminhão sobre o fusquinha é maior do que a força exercida
pelo fusquinha sobre o caminhão;
c) A força exercida pelo fusquinha sobre o caminhão é maior do que
a força exercida pelo caminhão sobre o fusquinha;
d) Nenhum dos dois exerce força sobre o outro. O fusquinha é esmagado
simplesmente por que estava no caminho do caminhão;
e) O caminhão é quem exerce força sobre o fusquinha, mas o
fusquinha não exerce força sobre o caminhão, pois sua massa é muito pequena em
relação ao caminhão;
14.
Procurando atingir a outra margem de um rio, o garoto representado na figura
chuta uma bola de massa (m), com uma velocidade de valor (v0), atingindo
o ponto A da figura, a 40 m de distância da base. Desprezando-se as
resistências viscosas e considerando-se que ele se encontra a uma altura de
20,0 m em relação ao nível do ponto desejado, módulo aproximado dessa
velocidade:
a) 19,5
m/s
b) 15,5
m/s
c) 22,5
m/s
d) 30,0
m/s
e) 45,0
m/s
15. Dois
homens A e B carregam uma carga de 198,0 kg, por meio de uma barra de madeira
cuja massa vale 2,0 kg. Sabe-se que a barra possui 4,0 m de comprimento e que a
carga encontra-se entre os dois homens e a 1,5 m do ombro do homem A,
posicionado na extremidade esquerda da barra. Sabendo-se que o homem B se
encontra na extremidade direita da barra, podemos verificar que o homem A
suporta uma carga maior do que B, cuja diferença em Newtons é equivalente a:
a) 752,5
b) 1247,5 c) 495,0 d) 552,5 e) 1237,5
16. Considere um cavalo
puxando um caixote que pesa 1300,0 kg, sobre um plano horizontal rugoso, à velocidade
constante. A ação produzida pelo cavalo tem uma correspondente reação do
caixote, evidenciada por um dinamômetro entre eles que indica 260,0 N de força.
Nesse sentido, o coeficiente de atrito cinético entre a superfície e o caixote
deve ser igual a:
a) 0,01
b) 0,20 c) 0,10 d) 0,30 e) 0,02
17. Em épocas de inverno
rigoroso é comum nos depararmos com fortes trovões e relâmpagos. O fato de
enxergarmos o relâmpago antes de ouvirmos o trovão por ele produzido pode ser
explicado:
a) Pela diferença entre as
velocidades de propagação da luz e do som no ar.
b) Pela produção do trovão
alguns segundos após a ocorrência do relâmpago;
c) Pela difração das ondas
sonoras nas nuvens;
d) Pelo fenômeno da
polarização, que ocorre com as ondas sonoras;
e) Pelo fenômeno
da dispersão da luz.
18. A um marceneiro foi
solicitado que fizesse uma roda de madeira com 100,0 cm de diâmetro para que
fosse adaptada em um anel de ferro com 5,0 mm menor que o diâmetro da roda.
Para essa adaptação, foi-se necessário aquecer em um forno o anel de ferro,
cujo coeficiente de dilatação linear vale 12 x 10-6 0C-1. Assim, considerando
que a temperatura no ambiente da marcenaria fosse de 30,0 0C, de quanto deveria
ser, aproximadamente, a temperatura final do anel, para que a adaptação fosse
bem sucedida?
a) 430,0 0C
b) 450,0 0C c) 530,0 0C d) 390,0 0C e) 405,0 0C
19. Em outra experiência,
realizada em nível do mar, o Professor Physicson solicitou de um grupo de
alunos que colocassem um litro de água num recipiente pequeno e outro litro de
água numa bacia grande, ambos abertos conforme as figuras abaixo, deixando-os
exposto ao sol entre os horários de 10 h às 14 h. Ao final da experiência, os
alunos recolheram a água dos recipientes, mediram os seus volumes e constataram
acertadamente que:
I. Havia mais água no
recipiente menor do que na bacia, pois quanto maior a área de exposição, maior
será o processo de evaporação;
II. Havia mais água no
recipiente menor do que na bacia, pois quanto maior a área de exposição, menor
será o processo de evaporação;
III.
Havia mais água no recipiente menor, pois quanto menor a área de exposição,
maior será a intensidade da radiação solar;
a) I e II
estão corretas;
b) II e
III estão corretas;
c)
Somente I está correta;
d) I e
III estão corretas;
e) Todas
corretas;
20. No
laboratório de química, uma aluna fez uma experiência em que colocava um bloco
de gelo (-5,0 0C) dentro de um Becker. Em seguida ela fornece calor ao sistema
(Becker + gelo), utilizando-se da chama de um bico de Bunsen de potência
constante. Ao longo da experiência, ela notou que o gelo começou a derreter.
Tomando o termômetro ela aferiu novamente a temperatura do gelo, constatando
que o gelo enquanto funde:
a) Recebe
calor, mas sua temperatura aumenta;
b) Cede
calor e sua temperatura aumenta;
c) Cede
calor e sua temperatura diminui
d) Recebe
calor, mas sua temperatura permanece constante;
e) Cede
calor e sua temperatura permanece constante.
21.
Apesar das questões ambientais serem fortemente denunciadas na mídia, o homem
continua utilizando a madeira para a produção de energia. Tomemos por exemplo a
pequena padaria do pai do Professor Physicson. Desejando-se obter uma energia
de 8,0 x 109 J para a produção de pães, será necessária, no mínimo, a queima de
um volume de lenha igual a.............m3. Esse tipo de lenha possui massa
específica igual a 0,5 g/cm3 e seu calor de combustão é da ordem de 1,6 x 104 J/g.
a) 1,0 b)
0,02 c) 0,1 d) 0,2 e) 2,0
22. Durante uma
experiência realizada em laboratório, o Professor Physicson mostrou aos seus
alunos a sua arte em fotografias. Na ocasião, ele usou sua máquina com o flash
no modo multi, para fazer múltiplas exposições de uma pequena bola impulsionada
para cima por uma mola ideal. A mola, com a bola em cima, foi inicialmente
comprimida até o ponto (P) e liberada. A bola deixou a mola no ponto (Q) e
alcançou a altura máxima no ponto (R), conforme a figura. Desprezando-se as
resistências existentes no processo, podemos afirmar corretamente que:
a) A aceleração da bola é
constante em todos os pontos da trajetória Q até R;
b) A aceleração da bola
foi máxima imediatamente antes de atingir o ponto Q, ainda em contato com a
mola;
c) A aceleração da bola
diminuiu quando ela passou do ponto Q até R;
d) A aceleração da bola no
ponto R é nula;
e) A
aceleração da bola após a saída de P é mínima.
23. No
parque de diversões da cidade, uma menina deseja escolher um dos escorregadores
da figura abaixo, de modo que consiga atingir a maior velocidade possível ao
chegar à base do escorregador. Desprezando-se o atrito ali existente,
identifique a resposta correta:
a)
Escorregador 2;
b)
Escorregador 3;
c)
Escorregador 1;
d)
Escorregador 4;
e)
Independente do tipo do escorregador escolhido,a
velocidade será a mesma na base;
24.
Cuidado com o que você come Professor Physicson, evite gorduras saturadas, pois
o seu exame mostrou que uma de suas artérias coronária encontra-se parcialmente
bloqueada, disse o Cardiologista ao Professor. Preocupado, o Professor procurou
entender fisicamente a situação, usando a figura abaixo. Notadamente ele
entendeu o aviso do Médico, pois na parte parcialmente bloqueada por gorduras,
tem-se:
a) Mesma
vazão de sangue acompanhada de uma maior velocidade de escoamento;
b) Mesma
vazão de sangue, porém a velocidade de escoamento é menor;
c) Uma
vazão de sangue maior, porém uma menor velocidade de escoamento;
d) Uma
vazão de sangue maior, acompanhada de uma maior velocidade de escoamento;
e) Uma
vazão de sangue menor, acompanhada de uma menor velocidade de escoamento.
25. Um
peixe nada abaixo da superfície da água em P, conforme a figura. Estando um
observador em Q, onde ficará a imagem vista por ele:
a) Em uma
profundidade menor do que ele realmente está;
b) Na
mesma profundidade;
c) Em uma
profundidade maior do que ele realmente está;
d) Na
mesma profundidade, mas a direita de onde ele realmente está;
e) Na mesma
profundidade, mas a esquerda de onde ele realmente está;
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